DE&I

Diversidade, Equidade e Inclusão

DE&I na conpec

Por um Mundo melhor

Racismo não tem vez aqui

DE&I é uma premissa específica da Conpec, pois visamos influenciar positivamente nossos membros e a comunidade na propagação dos ideais essenciais para o estabelecimento de um ambiente próspero.

Acreditamos que diversidade e inclusão não são diferenciais, mas sim uma responsabilidade de todos para contribuir com uma sociedade justa e diversa.

cartaz de igualdade e diversidade

projeto social

Uma pequena atitude transforma vidas

O projeto Olá Mundos é uma organização sem fins lucrativos que foi fundada pela gestão 2019 da Conpec no intuito de transformar a vida de jovens de baixa renda e estudantes de escola pública na faixa etária de 11 à 14 anos.  Com a vontade de mudar nosso ambiente e retornar à sociedade o conhecimento adquirido na universidade, temos o propósito de possibilitar que cada vez mais estudantes da rede pública tenham acesso à temática da computação, em específico à programação. Acesse o nosso site oficial e saiba mais sobre o projeto olamundos.com.br

DE&I na Conpec é incrível

Nossos eventos são publicados no Instagram!

um esforço contínuo

Como DE&I acontece aqui

Processo seletivo

Nosso processo seletivo é realizado às cegas, isto é, os candidatos são avaliados apenas de acordos com suas softskills. Portanto, características visuais são irrelevantes.

Divulgações

Por meio de palestras e pequenas apresentações, educamos nossos membros e a comunidade sobre a diversidade, equidade e inclusão, explicando a aplicação na prática e os benefícios a longo prazo.

Weeklys

Realizamos reuniões semanais que visam a elaboração de estratégias e o alinhamento da empresa.

Ações sociais

Estamos sempre buscando ações concretas que visem impactar positivamente as pessoas mais vulneráveis. O projeto Olá Mundos é um exemplo disso, mas estamos sempre engajados em novas formas de promover DE&I.

A visão dos nossos membros

O que DE&I significa para a gente

Nossos eventos externos

Roda de conversa - Negros na Computação

Roda de conversa realizada em 25/09/21

Discussão com a comunidade da Unicamp sobre como o perfil imposto ao profissional de computação impacta as pessoas que estão na área e as que têm interesse em entrar. Além disso,  foram abordados os temas de perspectivas para as minorias na profissão e o que está acontecendo para que o cenário atual seja mudado. 

Nesse evento acolhedor os convidados compartilharam suas trajetórias e dificuldades.

 

“O pós racialismo não acaba na contratação e na representação nos rankings de emprego. Em vez disso, ele sustenta o pensamento problemático de parte de uma elite tecnológica do Vale do Silício que é homogênea em termos de raça, formação e classe, e cujas escolhas de design e fabricação de produtos têm implicações para as populações de todo o mundo.” – Safiya Umoja Noble e Sarah T. Roberts

Roda de Conversa - Liderança Feminina

Roda de Conversa realizada no dia 29/06/2021

Nessa Roda de Conversa, tivemos a participação das meninas participantes do Apple Developer Academy que contaram um pouco de sua experiência e trouxeram pontos relevantes sobre a importância da Liderança Feminina nas áreas tech.

Hoje as organizações são mais planas e interconectadas, já que as mudanças são mais rápidas do que antes. Por isso, “precisam das características da colaboração, empatia, sensibilidade e consenso que são associadas mais ao feminino. Em geral, as mulheres tendem a ser mais participativas para encontrar as melhores soluções dentro da equipe de trabalho”, diz Betina Rama, autora do livro “Liderança Feminina”

Conpecine Moonlight

Conpecine é um evento de integração, no qual membros da Conpec e convidados assistem algum filme que estimula reflexões  sobre a sociedade em que vivemos.

Nesse evento, assistimos Moolight, um filme escrito e dirigido com muita sensibilidade e consideração pelas pessoas negras e LGBT’s. Moonlight se destacou tanto entre a crítica quanto entre o público. É um filme que exala e pede empatia a cada cena, nos convidando a enxergar os sentimentos das pessoas e entender sua complexidade. Essa obra serviu como apoio para nossa reflexão e discussão dentro da comunidade da computação

 O filme não é apenas sobre o personagem como indivíduo; ele aborda questões sistêmicas da nossa sociedade que afetam homens negros. As regras e situações impostas sobre esses homens os tira o direito de vulnerabilidade.